Patrocinado
Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons

Está procurando Puzzles para a sua mesa de Dungeons and Dragons? Certamente você está no lugar certo. Separamos alguns puzzles de fóruns de RPG e do conhecimento de outros jogadores. Sabemos que o mestre possui diversas tarefas para trazer diversão e aventura para os seus jogadores, e garantimos que a lista abaixo vai facilitar muito parte das tarefas de mestrar.

Patrocinado

Puzzles para Dungeons and Dragons conseguem trazer humor, caos e muita diversão em sua campanha de Dungeons and Dragons, esse é um item que deve sempre ser adicionado na sua mesa. Os Puzzles selecionados abaixo variam de fácil para difícil, então é bom que você conheça muito bem seus jogadores, antes de aplicar qualquer um deles.

Aconselhamos que você adapte os puzzles da lista abaixo caso vá utilizar na sua mesa. Já pensou se um de seus jogadores está lendo a mesma lista que você? Certamente ele vai utilizar do meta game para se beneficiar. Sendo assim é bom que apenas pegue a ideia, e altere da forma que desejar. Vamos lá.

7 – A Porta e o Enigma

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons
Porta Enigmática

Em uma Dungeon onde o caminho fica estreito e uma porta se apresenta no caminho dos jogadores, o enigma precisa ser revelado. Isso é um pouco clichê, mas funciona muito bem. Um homem na beira da estrada, uma porta falante indestrutível que não deixa ninguém passar até acertar seus enigmas.

Patrocinado

Essa porta falante pode se mostrar uma amiga dos jogadores ou uma inimiga, concedendo dicas ou até mesmo causando dano a cada resposta errada. Existem milhares de charadas na internet e você pode usar a que você bem desejar nessa porta, vai funcionar muito bem. Se o puzzle proposta envolver uma certa complexidade e risco, será melhor ainda.

6 – Os dois Guardas

Os Guardas do Portão

Seu grupo se encontra diante de duas portas guardadas por dois guardas. Um guarda não diz nada além da verdade, enquanto o outro não diz nada além de mentiras. O grupo tem uma pergunta para descobrir qual porta leva à segurança e qual porta leva à destruição certa.

Leia: Conheça 10 magias de maior dano em Dungeons and Dragons

A solução? O grupo deve fazer a um guarda a seguinte pergunta: “Que porta o outro guarda me diria que leva à segurança?” Com base na resposta, o grupo saberá escolher a porta oposta ao que o guarda disse a eles. Este é o caso, não importa qual guarda seja solicitado. Contudo, esse puzzle é um pouco mais difícil e exige uma maior afinidade e maturidade do grupo.

5 – O clone do mal

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons

A party se aproxima de uma plataforma. Assim que um membro do grupo pisa nele, a sala mergulha na escuridão. Quando as luzes voltam, agora existem duas plataformas… com duas versões do jogador em pé sobre elas. Ambos afirmam ser a versão real, e cabe ao resto do grupo decidir em quem acreditar.

Esse puzzle para Dungeons and Dragons, só vai funcionar bem, se na sua mesa existir algum jogador em que você possa confiar. Pois, esse jogador que foi clonado, terá um papel muito importante, ele vai interpretar dois personagens. Pode haver pistas sutis sobre quem é o verdadeiro. Alternativamente, você pode decidir não revelar se o grupo escolheu a pessoa certa ou não. Para ficar mais legal, pode haver consequências, onde a escolha errada prejudica o personagem que foi clonado e o grupo que fez a escolha errada.

Já imaginou que no meio da noite enquanto os personagens descansam, o impostor que foi escolhido se revela e prende os demais personagens? Isso pode gerar até uma pequena trama para a sua aventura, onde o verdadeiro personagem salva os jogadores.

4 – A Contagem Regressiva

Esse puzzle é ideal para jogadores de nível avançado e jogadores iniciantes. Os jogadores se encontram em uma sala trancada com nada além de um botão no centro. Na parede, há uma espiral de números. Assim que os jogadores pressionam o botão, os números começam a se iluminar, em contagem regressiva. Então, se o botão for pressionado novamente, a contagem regressiva é reiniciada. A solução fácil: deixe o cronômetro chegar a zero e a porta se abrirá.

Leia: 10 Coisas que você precisa saber sobre os Beholders

A sua narrativa é essencial nesse puzzle de Dungeons and Dragons. Prepare um cenário que cause calafrios até no paladino mais orgulhoso da party. Separe uma trilha sonora que remeta os jogadores a um suspense terrível. Embora seja apenas um “puzzle de mentira” os jogadores vão passar por uma forte adrenalina, permita que os personagens escutem sons misteriosos a cada vez que a contagem regressiva chega perto do fim, isso aumentará o clima de mistério.

3 – A Runas Magicas

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons
Runas

Se o seu grupo tem conjurador, este é um dos puzzles de Dungeons and Dragons perfeito para dar a ele uma chance de brilhar. A rota do grupo está bloqueada, mas há runas misteriosas na parede. Então, cada runa indicará sutilmente um tipo de feitiço que precisa ser executado em uma ordem específica. À medida que cada feitiço é usado, as runas acendem e o caminho é liberado.

Contudo, você pode personalizar esse puzzle para um determinado grupo. Por exemplo, o Bardo pode precisar tocar um instrumento específico, e o Guerreiro pode precisar usar uma arma específica e assim por diante. Esse puzzle não vai oferecer nem um perigo para o grupo, mas irá mostrar a importância de cada um no grupo.

2 – O Loop temporal

Puzzles para utilizar nas mesas de Dungeons and Dragons
Loop temporal

Certamente um dos maiores atributos de qualquer jogador de D&D é a curiosidade. Esse é um puzzle que pode durar uma sessão inteira. Os jogadores estão em uma estrada e avistam uma enorme mansão ou castelo que está dando uma festa. Se o grupo chegar cedo, eles vão ver a preparação, os convidados chegando, bons momentos e então… todo mundo sendo envenenado de repente! Mas, no dia seguinte, o dia inteiro foi zerado, e todos estão se preparando para o mesmo evento.

Mesmo que no dia seguinte os jogadores fujam da mansão, o dia é reiniciado, até que resolvam o mistério de quem está causando o loop ou quem está envenenando as pessoas. A solução pode ser uma maldição que foi lançada no local ou qualquer outra coisa que você possa imaginar. Seus jogadores terão que investigar todas as áreas da mansão, desarmar a maldição e libertar todos de repetir o mesmo ciclo indefinidamente.

1 – As Estatuas indestrutíveis

O Desafio das Estátuas

Ao fim de uma dungeon, labirinto ou estrada os jogadores estão em um sala grande com 4 portas, as portas estão fechadas e o único caminho que está aberto é de onde os jogadores vieram. No centro da sala está uma enorme estatua, direcionada para o caminho de onde os jogadores vieram.

Além da estátua que está posicionada no centro da sala, outras estatuas estão na frente de cada uma das portas mencionadas acima. Se os jogadores tentarem atacar ou destruir qualquer uma das estátuas, elas vão revidar e proporcionar o combate de um turno a cada vez que forem incomodadas. Ao final do turno elas voltam a ficar petrificadas.

Então, a solução é que os jogadores consigam colocar uma estatua contra a outra, pois elas possuem apenas uma fraqueza, sendo o combate contra outra estátua. Decerto esse é um dos puzzles de Dungeons and Dragons que vai animar os jogadores que gostam de combates. Para que as coisas fiquem mais emocionantes, coloque o objetivo central ou liberação do próximo caminho em apenas uma das portas. Nas outras 3 portas coloque recompensas que anime os jogadores.

Patrocinado