Patrocinado
Conheça os prós e contras de utilizar multiclasse em D&D

Conheça os prós e contras de utilizar multiclasse em D&D

Conheça os prós e contras de utilizar multiclasse em D&D

Então, existe uma grande infinidade de combinações de classes em D&D, utilizar multiclasse pode te ajudar com poderes extras, contudo isso pode ter um custo de poder. Se você não sabe o que é multiclasse ou só ouviu falar, vou tentar dar um breve resumo. É uma regra opcional que permite ao personagem deixar de subir um nível em sua classe original para pegar um nível em outra classe. Isso faz com que ele ganhe acesso a habilidades que sua classe não oferece. Realmente é um pouco confuso, fica mais fácil explicar em jogo, mas utilizar multiclasse em D&D possui pós e contras. Vou descrever abaixo alguns que eu conheço como jogador e mestre.

Patrocinado

Um jogador que segue a rota multiclasse em Dungeons & Dragons com seu personagem, tem a chance de criar algo verdadeiramente único. O problema, entretanto, é que a quinta edição de D&D não é tão amigável ao conceito de multiclasse quanto algumas das edições anteriores, o que significa haver mais risco de o personagem ser mais fraco ou menos útil do que os membros de seu grupo. Existem prós e contras em utilizar várias classes, e os jogadores devem estar cientes disso antes de se aventurar.

PRÓ – Algumas classes fazem uma ótima combinação

Geraldão, ótimo exemplo de multiclasse

Decerto, um dos problemas com a quinta edição de D&D é que muitas das escolhas relacionadas ao desenvolvimento do personagem são feitas no início. A maioria das escolhas de personagens ocorre entre os níveis 1 e 3, devido à forma como as subclasses são apresentadas. A multiclasse em D&D oferece muitas novas maneiras de personalizar personagens fora de sua progressão de nível existente, e alguns deles têm uma sinergia incrível uns com os outros. Certamente uma das melhores escolhas para utilizar como exemplo é o Guerreiro e o Ladino, já imaginou o Ladino com seu Sneak Attack e o Disengage combinado a força e a quantidade de ataques do Guerreiro? Existe outra combinação improvável e poderosa. Um Paladino com multiclasse de um Feiticeiro é algo peculiar e irá precisar de um ótimo desenvolvimento no Background e historia do personagem.

Leia também: Brasileiro cria um sistema para criação automática de backgrounds

Patrocinado

CONTRA – Não é uma boa ideia se você for um conjurador

Certamente a multiclasse em D&D pode ser muito eficaz com um Bardo, mas para outros conjuradores se tornará algo horrível. Imagine um Mago com multiclasse de Clérigo, parece uma combinação poderosa correto? Mas, na prática, não será. Trocar magias de alto nível por uma combinação maior de magias não é uma boa escolha. Conjuradores multiclasse eram mais eficazes em edições anteriores de D&D, pois mantinham slots de magia separados para suas classes. Na quinta edição, no entanto, eles têm um valor combinado para seus slots de feitiço, então eles nem mesmo têm o benefício de poder lançar mais feitiços por dia.

PRÓ – Os conjuradores podem ter armaduras agora

Conheça os prós e contras de utilizar multiclasse em D&D
Mago que vai pra porrada

Nas edições antigas de  D&D,  os conjuradores arcanos não podiam lançar feitiços enquanto usavam armadura. A armadura não afeta mais o lançamento de feitiços na quinta edição, mas as classes arcanas não têm proficiência em armadura, exceto para Warlocks, que podem usar armaduras leves. Decerto um mago que possua multiclasse com um Guerreiro ou Paladino, irá ganhar a habilidade de usar armaduras e escudos. Há uma série de outros benefícios também, além de obter um grande impulso para sua pontuação máxima de pontos de vida. Pegar um único nível com o Guerreiro dá a eles cura gratuita com Second Wind, e a habilidade de aumentar o bônus de CA de sua armadura ainda mais com o Defense Fighting Style.

CONTRA – Demora muito mais para ganhar pontos de habilidade e talentos

Conheça os prós e contras de utilizar multiclasse em D&D

Então, na quinta edição de Dungeons and Dragons, um personagem pode ganhar dois pontos de habilidade a cada quatro níveis. Se as regras variantes de talento forem usadas, o jogador pode receber um talento em vez dos valores de habilidade. O bônus fornecido por esses pontos é algo que afeta tudo o que o personagem faz, desde um Guerreiro com sua força, até um ladino melhorando suas habilidades destreza e carisma. Contudo, personagens de multiclasse em D&D são impactados com isso.

O fator mais importante a se considerar é que leva mais tempo para personagens multiclasse receberem os benefícios dessas melhorias, já que estão vinculados ao nível de classe, não ao nível do personagem. Um jogador que distribui uniformemente seus níveis durante a multiclasse demorará mais para receber novos pontos de pontuação de habilidade ou Talentos. Essencialmente, isso significa que jogadores que usam multiclasse ficarão ainda mais atrás dos membros da classe solo do grupo com o tempo.

Enfim, você já experimentou a multiclasse em D&D? Compartilhe conosco a sua opinião e experiencia.

Patrocinado