Patrocinado
RPG

RPG

Dungeons & Dragons: Dicas para deixar sua mesa mais divertida

Primeiramente, não existe maneira certa de se jogar RPG de mesa, tem pessoas que seguem o livro do inicio ao fim e outras que pegam apenas o básico. O importante é o divertimento, afinal de contas, uma sessão dura em media 3 horas, ninguém deseja passar esse período com algo estressante e chato. Esse artigo é para mestres novatos que buscam seu aperfeiçoamento.

Patrocinado

Leia também: Dungeons and Dragons: Peça o feedback dos jogadores, sempre

Trilha sonora

Por tudo que é mais sagrado, antes de iniciar suas sessões tenha uma playlist em suas mãos, com sons de ambientação, musicas para combates e momentos especiais. A musica desperta a criatividade e a imersão fica mais profunda. Outro ponto que não possamos nos esquecer, não repita a mesma musica durante toda sessão, isso fica enjoativo e exaustivo psicologicamente, acabou a musica? Opaa, já coloque outra no lugar.

E lembre-se, nem tudo é musica, imagine que seus jogadores estão adentrando uma floresta e começa a chover, você pode optar por acrescentar som de tempestade na floresta, sim, você vai encontrar.

Interprete seus NPC’S

Joguei muitas mesas, de todo tipo de mestre que você possa imaginar. Mas as mesas que mais tiveram destaques em minha opinião, foi mesas que o mestre interpretava seus npcs! Isso mesmo, não basta falar apenas com sua voz, como se estivesse lendo um roteiro, mude seu timbre vocal para certos npcs, seja um fragmentado! Além de proporcionar uma diversão extra para seus personagens, vai acrescentar vida e personalidade para seus personagens.

Patrocinado

Não siga roteiros

Honestamente, uma coisa que deixa uma sessão desanimadora em qualquer RPG de mesa, é quando o mestre desenvolveu algo tão magnifico em sua percepção, que todos os jogadores são obrigados a trilharem esse mesmo rumo. Não adianta você tirar 20 para matar tal npc, se ele for fazer parte do enredo futuro do mestre, ele não vai morrer.

Um bom Dungeon Master, sabe improvisar e seguir seus planos, nunca roubando. Você pode ser o narrador da historia, porém, quem está dando vida para seu mundo são os jogadores, saiba equilibrar.

Melhore sua narração

A narrativa em qualquer RPG de mesa é o mais importante, não basta você ter experiência com o sistema da campanha, mas sim seu carisma com base na narração. Tente narrar: tato, visão, audição e cheiro, não dependa de imagens para explicar o ambiente, mas sim construa do zero com suas palavras. Cada um tem seu jeito para narrar, se ter bloqueio imaginativo, anote tudo em um caderno detalhe que você precisa narrar, como por exemplo: Narrar todo ambiente novo que os jogadores adentrar, descrever o cheiro, sensações e curiosidades.

feedbacks

Cada mesa difere da outra, não existe uma fórmula magica para criar sessões de RPG, o melhor é que você sempre peça feedbacks dos jogadores. Seja um bom ouvinte! Saiba ouvir seus jogadores, eles serão seus melhores guias para suas sessões. Criticas nem sempre são negativas, podem agregar seu conhecimento e criar melhorias com maior aperfeiçoamento. Após uma sessão mande mensagens no grupo e no privado de cada um de seus jogadores, pergunte os pontos positivos e negativos de sua sessão.

Finalização

Cada mestre possui suas estratégias para tornar uma sessão mais divertida, vale ressaltar que a experiência é sua melhor arma. Você mestra a quanto tempo? O quê você gosta de fazer para suas sessões se tornarem descontraídas, comente a respeito.

Patrocinado