Patrocinado
Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

Conheça algumas coisas que podem estragar a sua campanha de RPG. Certamente uma campanha de RPG de mesa pode ser recompensadora. Quando o Mestre ou DM está planejando sua nova campanha, ele tem como objetivo principal, divertir a todos. Contudo, as coisas podem sair do planejado e se tornarem frustrantes.

Patrocinado

Pensando assim, resolvemos separar algumas coisas que podem estragar sua campanha de RPG. Decerto os mestres veteranos já passaram por isso e sabem como driblar tais situações. Mas se você está na sua primeira campanha, garanto que a lista abaixo irá te ajudar.

Leia também: Dungeons and Dragons: Dark Alliance consegue honrar o legado de D&D?

5 – Conflito entre os jogadores

Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

Patrocinado

Esse é um dos exemplos onde jogadores conseguem estragar uma campanha de RPG. Mas como isso é possível? Sabemos que muitos jogos de RPG possuem um ambiente cooperativo ou competitivo. Claro que nem todos vão conseguir lidar com as modalidades citadas anteriormente. As pessoas que querem ter a atenção para si mesmas costumam ser ressentidas pelo grupo e, às vezes, o confronto leva a discussões que saem dos personagens até os jogadores. O grupo deve sempre ter uma comunicação, sobre como jogar, como agir e coisas do tipo.

A figura de autoridade nas mesas sempre será o Mestre, contudo nem sempre os jogadores vão aceitar isso. E pensando assim, um deles pode acabar desmotivando os demais jogadores, pois as coisas não estão indo da forma que ele deseja. Se notar que isso está acontecendo na sua mesa, procure conversar com esse jogador, entenda os motivos dele. Analise se faz sentido e proponha uma solução.

4 – Efeito personagem de video game

Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

O que seria o efeito do personagem de video game? Geralmente em todos os jogos de video game, a pessoa que está com o controle na mão, acaba sendo o protagonista da história, fazendo todas as missões sozinho ou recebendo uma pequena ajuda do personagem coadjuvante.

Mas como isso pode estragar sua campanha de RPG? Um bom grupo consiste em atenção igual, onde todos sentem que sua voz pode ser ouvida. Infelizmente, nem todos os jogadores obedecem a esta regra e pode ser necessária uma intervenção do mestre. O mestre no que lhe concerne, deve encorajar e dar a oportunidade de outros jogadores da mesa brilharem. Nenhum jogador deve se sentir como um coadjuvante de sua própria história. Isso é desanimador.

3 – Agendamento de sessões

Esse é um dos maiores problemas de toda mesa de RPG, seja ela online ou presencial. E certamente não poderia ficar de fora dessa lista. Garantir que todos reservem uma noite para os jogos é uma das coisas mais difíceis quando se tenta jogar D&D. Trabalho, escola ou compromissos anteriores, tudo pode dar errado ao tentar reunir a party para continuar uma campanha. Há momentos em que as pessoas passam semanas sem ter jogado uma sessão e, no momento em que voltam às coisas, não reconhecem nada do que está acontecendo.

Esse é um problema onde cada um é culpado diretamente ou indiretamente. Essa confusão pode levar a questionamentos ou à necessidade de reexplicar as coisas como o Mestre repetidas vezes.

Leia também: Como criar um ambiente confortável para a sua sessão de RPG de mesa

Mesmo através da Internet, nem todos têm uma conexão boa o suficiente e podem perder sessões devido a interrupções ou outros problemas, cancelando a sessão inteira como resultado.

2 – Um mestre ruim

Conheça 5 coisas que podem estragar sua campanha de RPG

Ah, o que seria dessa lista sem os mestres ruins? Aposto que todo jogador já presenciou algum mestre ruim. Mas o que um Mestre de RPG de Mesa deveria ser? Aquele que puxa os pauzinhos, descreve cenas, apresenta NPCs e frequentemente cria o mundo é o mestre do jogo. Essa é uma resposta bem rápida do cargo de um mestre. Mas o que torna um mestre ruim?

Por mais complacente que todos possam ser em um grupo, isso não desculpa algum comportamento de Mestres rudes que querem nada mais do que exibir sua posição de poder. Além disso, os Mestres podem ser despreparados ou não levar as coisas a sério, dando aos jogadores descrições e explicações pouco entusiasmadas ou perdendo pontos-chave da trama se eles estiverem fazendo um cenário de um livro de referência.

1 – Combates eternos

Você já presenciou aquele combate no RPG, onde jogadores ficam horas e horas para vencer? Certamente um combate extensivo pode deixar os jogadores e o mestre exaustos, e sempre deve ser evitado. Claro que uma boa descrição acompanhada de uma narração de combates, é algo incrivel nos RPGs de Mesa. Mas infelizmente é um fator que leva os jogadores a exaustação.

Combates onde diversos inimigos cercam os jogadores, devem ser rápidos, existem algumas técnicas para isso poder ser feito, sem tirar a dificuldade do combate. Eu pessoalmente utilizo uma forma onde eu reduzo os pontos de vida das criaturas e aumento o dano delas. Eu aprendi essa estratégia lá no Pensando RPG, com o Leonardo Schabbach. Para agilizar um combate, você também pode permitir que as criaturas e personagens consigam acertar pontos vitais. Por exemplo:

Um guerreiro em um acerto critico, desfere um ataque devastador com sua espada e acaba arrancando a cabeça do gigante.

O arqueiro com grande precisão, se concentra e comprimi sua respiração, a flecha é lançada e o olho da criatura é acertado em cheio. Sem demorar, a criatura acaba caindo no campo de combate.

Mas destaco que essas alternativas, só devem ser feitas, se você perceber que o combate será longo ou exaustivo para os jogadores.

Enfim, espero que as dicas acima possam te auxiliar como jogador ou mestre em suas próximas campanhas de RPG. E claro que o que foi listado acima, é apenas uma pequena parcela de coisas que podem estragar campanhas de RPG de Mesa. Gostaria que deixasse nos comentários, outras coisas que podem estragar sua campanha.

Patrocinado