Patrocinado
RPG

RPG

Como criar um ambiente confortável em sua sessão de RPG

Um jogo tão livre, mas tão complexo em simultâneo, o gênero de RPG de mesa está ganhando um enorme espaço e um grande aumento na comunidade, isso devido a extrema facilidade para encontrar mesas. Diferente de antes que era algo totalmente presencialmente. Pela facilidade em encontrar mesas, muitas vezes os jogadores nem sabem o nome de seus companheiros de aventura, isso acaba resultando em timidez e fechamento verbal, transformando seu personagem em uma planta ou aquele “bárbaro que só ataca”.

Patrocinado

Conversando com muitos jogadores experientes no assunto, peguei diversas dicas e nesse artigo irei dizer o que pode te ajudar. Vale ressaltar que essas dicas não são uma regra, talvez você já tenha tentado, mas continua travado.

Leia também: Como funcionam as tatuagens mágicas de Dungeons and Dragons

Conheça sua equipe

Como vejo isso acontecer, isso é um erro que ocorre principalmente em mesas virtuais. Normalmente um DM apresenta sua sessão e chama diversas pessoas aleatórias. Entretanto, o mestre não apresenta os jogadores entre si, ocasionando o desconforto da estranheza. Se por acaso o seu DM não criar um grupo antes da sessão para apresentação, indico você cobrar isso dele, afinal, ele que precisa criar o grupo.

Patrocinado

Seleção certa de pessoas

O maior erro que vejo ocorrer. A pessoa divulga sua sessão pelo Facebook ou outras mídias sociais, e acaba chamando alguém só pelo fato de se encaixar no horário. Isso não está errado, porém, também não está certo. Não adianta você sentir um desespero enorme para mestrar sua partida, se vai colocar um jogador totalmente ignorante e uma pessoa mais introvertida, querendo ou não a falta de semelhança, ou intimidade vai acabar deixando alguém envergonhado e quieto.

Escolha bem as pessoas, converse com as pessoas antes mesmo de confirmar presença na mesa.

Jogue com sua vontade

Algo que acontece frequentemente, até mesmo ocorreu comigo. Ninguém se preocupa com o suporte da equipe, poucos vão querer ser o suporte. Quem vai ser o suporte? Quem vai ser o médico ou curandeiro da party? Não pense em jogar como um suporte por ser forçado pela party. Decerto, jogar com um personagem que você não esteja motivado, vai acabar desenvolvendo alguém vazio e sem emoção. Um personagem que só sabe atacar.

Jogue com a classe que você esteja mais engajado, pense na raça com base em seu estilo de game, são os detalhes que transmitem a essência de uma ótima sessão. Um jogador desmotivado pode desmoronar o clima de uma mesa.

RPG

Se sinta confortável

Apesar de ser mais tranquilo jogar com pessoas que você conhece, até mesmo familiares, aprenda a separar o pessoal do roleplay. Por exemplo, a relação que você vai possuir com seu irmão, tio ou primo na mesa de RPG, deve (diferir) da realidade. A falta de respeito ou excesso de brincadeiras, podem estragar a imersão dos demais jogadores da mesa. Então, antes de iniciar uma sessão com amigos, ou familiares, saiba colocar limites e regras.

RPG

Vale ressaltar que tais dicas não são bem regras, não significa que funcionou com tal pessoa que pode funcionar contigo, cada pessoa tem seu método ou até mesmo seu carisma pessoal. Tem dificuldades para se expressar durante as mesas? Comente sua técnica!

Patrocinado