Patrocinado
músicas

músicas

Dungeons & Dragons: Como administrar a playlist de músicas

A famosa mão de midas das sessões, as músicas, um detalhe que aumenta a imersão dos jogadores, mexendo com suas emoções, afinal de contas você já escolheu colocou músicas em suas sessões? Como saber a duração de cada uma, afinal de contas, existem mestres que simplesmente não acrescentam esse detalhe ou basicamente ficam em três músicas durante horas, assim deixando a sessão exaustiva.

Patrocinado

Leia também: Dungeons & Dragons: Como criar um personagem memorável

músicas

Planeja o enredo e logo após escolha as músicas

Já que você é o contador de histórias, imagine que você vai produzir um filme, e para tais cenas tais músicas irão começar a tocar. Separe seu ato em qualquer programa e acrescente uma observação, para a utilização de tal música. Se você estiver jogando virtualmente é só deixar o link separado, caso seja presencial, mude o nome do arquivo e acrescente a numeração, assim quando ter certeza que vai entrar na parte quatro, vá em sua playlist e coloque a música de tal numeração.

Patrocinado

Escolha suas músicas dias antes

O famoso jeito brasileiro, deixar as coisas para última hora. Mas isso não vai ajudar, você vai acabar escolhendo músicas que vai fugir totalmente da temática de sua mesa. Porém, você pode evitar um longo metagame deixando suas músicas prontas.

Use mais efeitos sonoros

Geralmente uma música é acrescentada durante a sessão em um momento especial, seja o quântico da vitória após derrotar um vilão ou simplesmente a morte de alguém da party. Entretanto, quando não há momentos de grandeza a mesa apresenta aquele silencio, a falta de algo. Uma coisa que sempre ajudou as mesas que participei ou mestreei foi acrescentar efeitos sonoros a respeito de cada ambientação. Se por acaso você narra que os jogadores estão em uma floresta densa, coloque sons de floresta, por mais estranho que possa parecer esse pequeno detalhe vai ajudar na imaginação.

Analise seus jogadores

Muitas vezes alguns jogadores gostam de um determinado ritmo musical, nesse caso chame eles no privado e converse se tem alguma sugestão. Lembre-se que seus jogadores já foram mestres ou simplesmente sabem das coisas, uma boa conversa pode transformar sua sessão em algo épico.

Saiba Improvisar

Tenha contigo a internet em suas mãos, a tecnologia está para facilitar seu trabalho. Muitas vezes os jogadores tomam uma rota totalmente diferente que você traçou. Saiba escolher uma boa música para tal ocasião. Algo que todos os jogadores e DM de RPG deve ter em mente, é a arte da improvisação, afinal de contas, nada sai do jeito que você planejou, pois, no final quem decide o resultado são os dados.

Sons externos

Saber escolher as músicas do RPG é uma grande responsabilidade, pois, sua narrativa pode ser uma das melhores, se você não conseguir controlar a atmosfera do ambiente vai estragar tudo. Se certifique que esse dia ninguém de sua casa vai estar passando um aspirador de pó. Saiba improvisar, se no dia está tendo uma tempestade, fale que os jogadores estão em uma vila com o tempo assim, ou simplesmente diga que os trovões são rochas sendo arremessadas em uma vila por um gigante.

Celulares

Sem dúvidas uma incrível ferramenta, mas esse aparelho é a mão de midas, afinal de contas, basta uma mensagem e o jogador perderá toda imersão. Compreendo que ninguém é o pai de ninguém, que vai tomar o celular ou fazer regras, isso vai desmotivar totalmente seus jogadores. Uma boa conversa para todos entrarem em um consenso é a melhor possibilidade.

Entretanto, celulares podem facilitar a vida do DM, as vezes acrescentando algum som para o ambiente ou uma música de glória para tal momento.

 

Tais dicas são para mestres iniciantes, talvez sua maneira de conduzir sua mesa seja diferente e dê certo. Caso tenha alguma dica boa comente a respeito.

Patrocinado