Patrocinado
Dicas para Ladino em D&D 5E

Dicas para Ladino em D&D 5E: Tenha um personagem mais interessante

Dicas para Ladino em D&D 5e – Introdução

O texto a seguir visa auxiliar o desenvolvimento da classe de personagem, que eventualmente, faz listagem de algumas características de profundidade, interpretação e identidade. Segue abaixo algumas dicas para ladino em D&D.

Patrocinado

O que é um ladino?

Muitas vezes não de natureza má, entram na vida obscura do crime pelas cicatrizes do passado. Portanto, acabam virando mercenários ou assassinos. Assim como outras classes, o ladino engloba uma variedade de categorias, algumas direcionadas a atividades ilícitas, como batedores, charlatões ou espiões, e outros como exploradores ou investigadores. Isto é, o que define sua astúcia é seu jeito de usufruir de suas habilidades a seu dispor.

O que é um ladino

O gênero da ladinagem

A princípio, roubar ou furtar como ninguém é inconfundível dos elementos dessa classe, mas nem sempre é necessário ser o núcleo principal. Sobretudo, tenha em mente o estilo de ladinagem sem ficar aferrolhado com as características básicas, ponha uma trajetória de como o personagem se destaca em seus talentos.

Patrocinado
  • Você sempre teve uma infância castigada, por isso recorreu às atividades ilícitas para sobreviver?
  • Se sobressai dos outros ladrões por tentar se integrar a uma ordem de assassinos?
  • Nasceu em uma cidade portuária e isso fez com que buscasse riquezas e glórias navegando pelos mares?
  • Renegou os princípios de um santuário mágico pela deslealdade e traição dos promotores e utiliza de seus conhecimentos arcanos e habilidades furtivas para se vingar do líder?

Eventualmente como algumas questões acima apontam, o estímulo narrativo adere à identidade do modelo de ladinagem que irá seguir.

Acima de tudo, a bússola para criar esses engajamentos é investigar por fora algumas referências através de jogos, filmes ou séries que se aproximam do tipo de ladino que anseia desenvolver.

Como foi a construção desse personagem para alcançar habilidades “ladinescas”? Como ele se relaciona com os companheiros e NPC’s?  Ele recebe ordens de uma companhia ou só põe seus serviços em prática quando é pago?

Em síntese, exemplos como estes nos fornecem um emaranhado de características para realizar o toque de identidade.

Enfim, questione e defina as premissas individuais para recheá-las com os detalhes da aventura do mestre. Boas histórias rendem bons ganchos, tramas e desdobramentos. As melhores dicas para ladino são seus toques de profundidade narrativa, identidade memorável e um bom jogo de intelecto.

O gênero da ladinagem

Cause uma primeira impressão marcante

Sem dúvida, todo ladino é conhecido por ser o “malandrão” do grupo. Contudo, isso está além de “dar o tapa e esconder a mão”, ou até mesmo “passar a perna nos outros”.

Por outras palavras, um dos pontos chaves para ser temido ou respeitado são as primeiras impressões. Ao propósito, há tantos que derrubam supremacias com a força de sua influência. Ou que buscam o poder de impérios através da maquiavelice sem escrúpulos.

O caminho que traceja para abrir novas portas é importante. A inflexibilidade de chegar em novas metas é um realce na personalidade.

Em resumo, desde as roupas até as frases de efeito serão os matizes do personagem. Explore meticulosamente os pormenores para ilustrar a comoção inicial. Cognomes estão dentro desse conceito, “Fantasma do Ouro”, “Barão da Meia-Noite”, alcunhas como estas também ajudam a exteriorizar perspectivas.

Analogamente, essa concepção funciona para qualquer tipo de personagem independente da classe. Não deixe que suas linhas de personalidade sejam esporádicas, da mesma forma, o autodomínio é necessário para que não se transforme em um verdadeiro exagero narrativo.

Se seu ladino ganha a vida sendo um mercenário secreto, seja frio, detalhista e rigoroso, discurse e negocie com mais imponência. Talvez ele possa ter uma denominação por andar sempre de máscara ou ter uma cicatriz significativa no rosto.

Ele pode até mesmo ser famoso pela maneira que elimina suas vítimas, seja desenhando um símbolo nelas após a morte, como um assassino em série. Degolações, esquartejamentos, envenenamento… Enfim, exemplos peculiares como esses dão mais singularidade ao personagem.

Cause uma primeira impressão marcante

Se inspirando em ladinos famosos

Conseguir uma ideia original às vezes é uma árdua e difícil tarefa. Conquanto, a opção de referenciar elementos na criação do personagem pode ser bastante viável e interessante. Dentre as dicas para ladino, estão algumas referências famosas.

A fim de facilitar o entendimento, separamos alguns personagens famosos para ter como base em suas criações.

  • Capitão Jack Sparrow: É um pirata interpretado por Johnny Depp, e o principal protagonista da série de filmes Piratas do Caribe. Inegavelmente, é um figurão com muito poder carismático – e habilidoso. Similarmente, é possível inventar um pirata com características próximas ou até mesmo realçar alguns elementos de sua personalidade.
  • Indiana Jones: De fato, ficou reconhecido por ser interpretado por Harrison Ford, possuindo várias características de ladino: vive caçando relíquias, escapa de emboscadas e armadilhas e utiliza muitas artimanhas e um verdadeiro jogo de inteligência em seus confrontos.
  • Arya Stark: Pertence à série de livros de fantasia A Song of Ice And Fire, de George R. R. Martin, e do seriado de televisão Game of Thrones. De maneira idêntica ao arquétipo Assassino do Ladino em D&D 5e, contém muitas habilidades encantadoras. Já que a personagem é uma verdadeira matadora, utiliza do seu grande talento em trocar de rostos para surpreender os inimigos, é uma boa referência para seguir nesse estilo.
  • Ezio Auditore: A princípio, Ezio é um personagem da série de videogames Assassin’s Creed, um lendário Mentor da Irmandade que é ambientado durante o Renascentismo Italiano, com seus treinamentos de assassino, salvou Florença, Veneza e Roma do comando templário. Nesse sentido, é uma excelente base se suas pretensões forem um andarilho oculto.

Se inspirando em ladinos famosos

A especialização no combate

Além do mais, os ladinos podem ser flexíveis, estratégicos e imprevisíveis durante um confronto. Diferente de um guerreiro como uma ponta de lança, um ladino especula o panorama de um conflito para realizar suas ações nos melhores momentos.

  • Atacante — A função do atacante é infligir uma grande proporção de dano nos inimigos, presumivelmente levando ao abate, ou ao menos o deixando à beira da morte. Esse modelo de classe pode operar tanto na vanguarda como na retaguarda, mas têm de decidir onde querem trabalhar desde o início para poder focalizar suas habilidades.
  • Suporte — A função do suporte é dar apoio ao grupo, concebendo um maior auxílio para que cumpram suas funções com maior eficácia. Esse modelo de classe consegue operar na vanguarda, tanto como na retaguarda, auxiliando e oferecendo proteção ao tempo que complica inimigos, tornando-os menos eficazes e alvos mais acessíveis.
  • Controlador — A função do controlador é colocar domínio sobre o campo de batalha, ritmando o progresso do combate. Geralmente operam na retaguarda, o controlador pode limpar diversos inimigos mais fracos ao mesmo instante, deixando seus aliados focarem nos alvos que ofereçam mais perigos, ou podem debilitar os adversários, confundi-los ou frear o seu avanço.

Veja também – Dicas para Clérigo em D&D 5E: Um sacerdote com mais relevância

Portanto, é inegável que essas propriedades podem variar de acordo com os arquétipos, especializações e atributos do personagem. Os atrativos levam em consideração as mecânicas básicas da classe.

A especialização no combate

Considerações finais

E por fim, esperamos que essas dicas para ladino tenham o auxiliado. Em contraponto de sua simplicidade dentro do jogo, essas figuras com um belo desenvolvimento e identidade podem se tornar muito interessantes ao decorrer das aventuras. Para mais conteúdos voltados a RPG de mesa, fique ligado nas notícias da Consciência Nerd!

Você já ouviu nosso podcast comentando sobre momentos engraçados que ocorrem em uma partida de RPG? Corre lá clicando aqui!

Patrocinado