Bardo-Destaque

Conheça as 6 subclasses do Bardo em Dungeons and Dragons

Se o seu objetivo é se destacar entre os jogadores de Dungeons and Dragons, o Bardo é a classe ideal pra você. Personagens que conseguem fazer a diferença em ambientes sociais, com um carisma que poderia enganar o mago mais sábio. Contudo, nem todo Bardo é criado da mesma forma, separamos uma lista com 6 subclasses para você analisar, antes de jogar com um Bardo novamente.

Patrocinado

6 – Colégio das Espadas

Colegio-das-espadas-Dungeons-and-Dragons
Colégio das Espadas

O Colégio das Espadas é uma subclasse para bardos que desejam realizar truques com espadas e outras lâminas. Ele concede um estilo de luta de duelo ou duas armas, algo geralmente reservado para mais classes marciais, o que não é terrível, mas não se encaixa tão bem no kit de um bardo. Você começa com a habilidade Floreio da Lâmina, que concede acesso a alguns floreios especiais que você pode usar quando atacar às custas de seus dados de inspiração bárdica. Estes, novamente, não são terríveis, mas há muito mais que você poderia estar fazendo com dados de inspiração bárdica.

Basicamente a subclasse toda é assim, é algo que não se adequá muito com o Bardo. A subclasse fica um pouco melhor no nível 14, o que lhe permite rolar um d6 em floreios em vez de gastar inspiração bárdica, mas é muito pouco, tarde.

Leia também: Evite o metagame, aprenda a lidar com ele em Dungeons and Dragons.

Patrocinado

5 – Colégio dos Sussurros

Colegio-dos-Sussurros-Dungeons-and-Dragons
Colégio dos Sussurros

Se você é um fã de Game of Thrones e ainda não jogou com está subclasse do Bardo, está perdendo tempo. O Colégio dos Sussurros é uma subclasse que transforma o Bardo em uma classe desonesta. Contudo, isso pode ser muito útil em ambientes sociais, como se infiltrar em um castelo, fugir de alguma prisão, e até mesmo descobrir um grande segredo. Com um minuto de conversa com um humanoide, você semeia paranoia em sua cabeça, isso vai além, você vai conseguir assustar ou encantar outras criaturas.

A capacidade de se disfarçar de alguém que você matou recentemente, oferece uma vantagem em relação a outros feitiços de disfarce, porque permite que você se imponha de maneira mais impecável ao seu alvo, com conhecimento casual de suas memórias. Se o seu mestre está executando uma campanha intrigante, esta provavelmente é uma das melhores subclasses de bardo ou subclasses em geral a escolher.

Patrocinado

Leia também: Os melhores feitiços e habilidades de cura em Dungeons and Dragons.

4 – Colégio do Glamour

Colegio-do-Glamour-Dungeons-and-Dragons
Colégio do Glamour

Se você é um jogador que pretende ser prestigiado e adorado, escolha esta subclasse. O Colégio do Glamour está ligado a criaturas magicas e feéricas do mundo. Sem muito esforço você vai assumir uma forma bela de outro mundo, algo que encante a todos. Nos primeiros níveis suas habilidades estão todas voltadas a sua aparência divina, não pense em entrar em combates desnecessários.

No nível 14, sua aparência majestosa de outro mundo consegue manipular os inimigos, a um ponto onde eles não conseguem te atacar, sendo obrigado a escolher outro alvo, ou desistir do ataque. Como uma boa sessão não é composta apenas de batalhas, está subclasse pode ser bem útil em diversas situações.

3 – Colégio da Sátira

Colegio-da-Satira-Dungeons-and-Dragons
Colégio da Satira

Bardos do Colégio da Sátira são chamados de bufões. Eles usam histórias incultas, manobras perigosas e piadas provocantes para entreter públicos, variando entre multidões em tavernas de baixo nível nas docas a nobres de uma corte real. Se você quer ser um mestre das sombras, roubar tesouros e continuar como um bardo feliz, está é a sua subclasse. Você ganha proficiência em ferramentas que só ladrões conseguem manipular, isso não é tudo, ao realizar uma cambalhota, você ganha uma das seguintes habilidades:

  • Correr e Desengajar;
  • Velocidade de Escalada igual sua velocidade atual;
  • Sofre apenas metade do dano por queda;

Ao contar historias para o público, você será capaz de sondar a mente das pessoas que desejar. O melhor desta subclasse é a habilidade de sair de situações embaraçosas, onde a falha de um teste ou resultado pode ser revertido, gastando uma inspiração bárdica.

Leia também: As 10 magias mais poderosas de Dungeons and Dragons.

2 – Colégio da Bravura

Bardo-da-Bravura
Bardo da Bravura

Se você ficou intrigado com o Colégio das Espadas, escolha essa subclasse. Você obtém melhores habilidades em armas e armaduras, seus aliados podem usar sua Inspiração bárdica, para causar dano extra ou aumentar o CA deles em vez de desperdiçá-los com floreios, e você ainda recebe o mesmo ataque extra. Além disso, no nível 14, você ainda tem a oportunidade de fazer um ataque de ação bônus sempre que lançar um feitiço, o que é ótimo porque os bardos não têm muitas maneiras de usar ações bônus.

Se o seu grupo é pequeno, está é uma boa subclasse, pois você vai conseguir ser um multitarefa. Contudo, caso seu grupo seja um pouco maior, não escolha está subclasse, pois pode ficar de canto, em níveis maiores as classes que prevalecem são as especialistas em suas habilidades principais.

1 – Colégio do Conhecimento

Colegio-do-Conhecimento-Dungeons-and-Dragons
Colégio do Conhecimento

Talvez o Colégio da Bravura leve tudo de um jeito muito literal. Você não precisa fazer tudo, só precisa ter um feitiço ou habilidade para todas as ocasiões, sem toda aquela magia de brincar com os livros. Você obtém habilidades extras e magias extras de qualquer classe no topo da sua lista de feitiços de bardo já expansiva. Além disso, você pode usar seus dados de Inspiração bárdicos para adicionar à sua habilidade, como, testes ou subtrair praticamente qualquer coisa que um inimigo jogue que não seja um teste de resistência.

Enfim, esperamos que com este overview das 6 subclasses do Bardo, você tenha uma facilidade maior na hora de fazer sua escolha. Gostaríamos de saber a sua opinião. Já jogou com alguma das subclasses do bardo acima? Discorda do posicionamento da lista? Deixe nos comentários a sua opinião. Se você desejar conhecer as subclasses com mais detalhes, entre neste link The Sundering Tales, e confira tudo com maior minuciosidade.

Patrocinado