Patrocinado
Tokyo Revengers

Tokyo Revengers

Tokyo Revengers: Lutando no passado, por um novo Futuro

Tokyo Revengers – Shonen de luta.

 

Patrocinado

(atenção esta analise contem spoilers! se não assistiu ou Leu Tokyo Revengers, leia por sua conta em risco.)

Certamente um dos temas mais populares na indústria de animes é o famoso shonen de luta. Tema aonde jovens encaram inimigos grandiosos, enfatizando o poder da amizade, sendo quase sempre voltado ao publico de 12 a 20 anos.

Entretanto inegavelmente muitas obras tentam subverter o gênero do shonen ao colocar em suas obras temas pouco usados no formato mais tradicional. Algumas obras que podemos citar são: HunterXHunter de Yoshihiro Togashi, Fullmetal Alchemisty de Hiromu Arakawa e até o Sucesso atual Chainsaw man de Tatsuki Fujimoto.

Patrocinado

No entanto uma obra inegavelmente andou pelas beiradas e conquistou uma legião de fãs com seu roteiro corajoso, tema polemico porem instigante e desenvolvimento intenso. A obra em questão é o estrondoso sucesso Tokyo Revengers de Ken Wakui.

 

Tokyo Revengers Episode 11: Release Date, Spoilers & Preview - OtakuKart

 

Tokyo Revengers – Introdução ao passado

Serializado na revista Weekly Shōnen da editora Kodansha desde março de 2017 a obra aborda temas muito presente no japão, os delinquentes juvenis dos anos 80 até o final dos anos 90. Porem Tokyo Revengers é ser mais do que um mangá de briga entre jovens e com um toque de ficção cientifica e um ótimo roteiro pode ser uma das maiores obras dos últimos anos.

Seguindo na contramão de muitas obras, Tokyo Revengers já começa mostrando um fato amargo, crescer nem sempre faz as coisas melhorarem.

Logo no inicio somos apresentados a Hanagaki Takemichi. Um jovem de 26 anos que mora em uma casa pequena e incrivelmente suja e trabalha como assalariado em uma loja, uma vida certamente ordinária.

Entretanto sua vida medíocre tem uma reviravolta quando ele descobre a morte de sua ex-namorada Hinata e seu irmão Naoto. Sendo Hina o amor da sua vida.

Se lamentando por não poder estar com Hinata ele vai para uma estação de trem para ir ao trabalho, quando de repente, alguém o empurra nos trilhos do trem, assim ele vê sua vida passar diante dos seus olhos.

Leia também – conheça as 5 vezes que o flash salvou o universo

Tokyo Revengers Episode 1 Release Date, Spoilers, Watch English Dub Online

 

Tokyo Revengers – Lutando no passado, mudando o presente, desejando outro futuro.

Em um segundo Takemichi vê sua vida passar por seus olhos. Quando ele se da por si, esta junto com seus amigos  12 anos no passado, achando que é um sonho ele segue com os acontecimentos da época.

Ele revê seus antigos colegas e até mesmo participa de uma briga que o traumatizou no passado, se recordando que se envolveu com a Touman quando mais novo. Mas o maior ponto deste momento é quando ele revê Hinata viva no passado em quanto eles namoravam.

Nesta mesma época Takemichi também salva o irmão de Hina, Naoto de alguns delinquentes e em um momento de desabafo conta para ele sobre a morte de Hina. Em uma atitude quase tola ele pede ao garoto que a salve no futuro, assim apertando sua mão.

Após isso Takemichi poderia jurar que estaria morto, porem alguém o salvou. Naoto por alguma razão estava no local da queda e salvou Takemichy, revelando que sabia do local e hora pois o próprio Takemichi havia contado no passado.

Takemichi havia mudado o presente ao falar no passado. Sem acreditar ele pergunta sobre Hina, forçando a Naoto revelar que ela ainda estava morta por causa da touman, agora Naoto implora para Takemichi usar seu dom de voltar ao passado para mudar tudo e salva-la, omissão que Takemichi aceita.

Anime Tokyo Revengers - É realmente bom? - Sweet Magic

Tokyo Revengers – Elegância na brutalidade e os valores de quem quebra as regras.

O tema principal de Tokyo Revengers inegavelmente de inicio pode parecer só mais uma história de amor com um protagonista chorão, mas não é bem por ai. A obra pega sempre nossas expectativas e previsões e joga para o alto, sendo impossível prever seus rumos.

Seria muito fácil colocar Takemichi no maior estilo Seya de Pégaso enfrentando membro por membro da Touman como a maioria dos shonens. Porem a obra possui uma elegância narrativa que certamente prende o leitor.

Os membros da Tokyo Manji ou Touman todavia são muito além de delinquentes, são seres humanos complexos. Cada um possui suas motivações e valores, que muitas vezes não são tão ruins.

Dando destaque ao lideres, Sano Manjiro conhecido por ”Invencível Mikey” e Ryuguji ken, conhecido como ”Draken” que seriam os principais inimigos de Takemichi, contudo não são pessoas ruins.

Ao descobrir que seus alvos não só são pessoas legais mas como possuem valores, Takemitchi é surpreendido e tem que se adaptar a isso. A partir de vários acontecimentos Takemichi tem que não só salvar Hina desmantelando a Touman, mas sim salvar seus integrantes também.

Primeiras Impressões - Tokyo Revengers - Anime United

Tokyo Manji: Profundidade vem das relações.

Mas se a luta apesar de importante, não é o foco oque seria? Simples, relações. Todo tema de Tokyo Revengers gira em torno de pessoas afetando outras, e como cada atitude conta para formar o futuro.

Nas viajem de Takemichi existem situações aonde um simples gesto pode mudar uma vida toda, uma simples frase salvar aguem da loucura e da solidão. Por muitas vezes na obra somente por Takemichi dizer algo honesto o futuro literalmente muda.

A própria gangue Tokyo Manji, foi formada por garotos que queriam se divertir com seu espirito indomável, mas que foram vitimas de suas próprias ambições. Inegavelmente o mangá deixa claro que eles não são heróis e que são capazes de fazer coisas ruins, porem no seu centro, são apenas garotos lidando com o mundo.

A obra fala muito delicadamente sobre, amor. Não somente amor romântico, mas o amor com os amigos que fazemos e com até nós mesmos, e como esses amores nos marcam, os amigos que temos e as pessoas que se vão.

Pessoas que pela empatia podem ser salvas, que se forem abraçadas ou impedidas na hora certa podem sobreviver a um mundo cruel. O peso que Takemichi possui em querer se envolver em tantas vidas é imenso, ele mesmo é fraco e reconhece isso, chora e se levanta, pois inegavelmente vai valer mais apena salvar a todos do que viver sendo só mais um adulto qualquer.

JBC anuncia mangá de Tokyo Revengers no Brasil - NerdBunker

Tokyo Revengers: Conclusão.

Certamente Tokyo Revengers não é para quem tem coração fraco. Suas decisões corajosas em como o roteiro segue entregam uma carga dramática assustadora, e pelos personagens não serem super seres ou divindades, todo perigo sempre esta no limite para a tragédia.

Cada personagem é bem construído, de garotos que podem chorar até mulheres que no vislumbre da morte sorriem. Não da para não lembrar de momentos iconicos como Hina na no carro, Baji e seu destino, o sabar de Mikey entre outras cenas memoraveis.

Apesar de tudo isso, o mangá pode ser maçante de se ler se o leitor for esperando mais um Battle Shonen dos muitos que temos no mercado. Ja esperem que Tokyo Revengers continue batendo recordes de vendas e até se torne o novo clássico moderno nessa nova era de shonens.

Episódio 16 de Tokyo Revengers: Data, Hora de Lançamento e Resumo

 

Curiosidades:

  • O chamado no Japão de Manji (万字) e é considerado o primeiro símbolo significativo da raça humana, além de ser um dos símbolos religiosos mais antigos.
  • O Manji é reconhecido em diversas culturas e religiões em todo o mundo como Hinduísmo, Budismo, Jainismo, Sikhismo e Taoismo
  • Outra alegoria a mitologia ou religião é o fato de Draken representar um dragão e Kazutora um tigre, fazendo referencia aos animais lendários do oriente.
  • os membros fundadores da Tokyo Manji são: Sano Manjiro, Ryuguji Ken, Kazutora Hanemiya, Keisuke Baji, Takashi Mitsuya e Haruki Hayashida.
  •  Os delinquentes juvenis do japão são um fenômeno cultural, assim como as Gyarus os delinquentes surgem como uma forma de expressar o descontentamento com a sociedade.
  • A obra mostra uma verdadeira mitologia do que era ser um delinquente no japão pré anos 2000, com regras e até rituais para entrar em uma gangue.
  • Apesar de ser baixo o ponto forte de Mikey são chutes atômicos e Draken é especializado em socos potentes.
  • Baji possuía o estilo de briga mais selvagem e difícil de parar da gangue além do temperamento mais difícil.
  • Apesar da altura e da força, Draken é o mais tranquilo do grupo.
  • Hina é uma mulher forte o bastante para fazer Mikey e Draken respeitala após a mesma defender Takemitchi.

Oque acharam de tokyo manji? irão dar uma chance? Fiquem ligados para mais analises de animes.

 

 

Patrocinado