Patrocinado
Mente de Reiner Braun

Mente de Reiner Braun

Shingeki No Kyojin: A mente de Reiner Braun

Reiner Braun

Se você é fã da obra de Shingeki no Kyojin, além da animação, proporcionar um enorme leque de dilemas morais, principalmente personagens complexos, como, por exemplo, o Reiner Braun. A obra consegue captar o psicológico de cada um dos personagens, com tamanha carga, você consegue sentir uma pessoa real.

Patrocinado

Iremos abordar um dos personagens mais completo da obra, não por suas cenas de luta, mas sim pelo seu psicológico extremamente detalhado.

O texto a seguir contém SPOILERS do mangá, não leia se você não estiver acompanhando

Ser um guerreiro

Reiner Bruan, nasceu em Marley, foi uma criança muito esforçada e sempre querendo saber sobre o paradeiro de seu pai. Sua mãe lhe contava poucas coisas, mas que um dia poderia o conhecer. Imagine um povo torturado psicologicamente, primeiro precisamos revisar sobre o lugar onde Reiner cresceu.

O povo Eldiano que vive em campos de concentração no território de Marley são tratados piores que animais, crianças são jogadas para cães famintos, pessoas morrem por apenas olharem.

Patrocinado

Os Eldianos em tal território sofre a mesma pressão que os judeus sofreram no território da Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Porém, o governo de Marley mostra que alguns eldianos podem ser redimir, devido o passado de seus antepassados. Passando por uma série de testes rigorosos, e assim herdando poder de um titã, para lutar ao favor da nação de Marley.

Reiner foi uma criança que apenas queria ter o amor de seu pai, dar um futuro melhor para sua mãe. Então trancou a personalidade da criança sensível e se dedicando ao máximo, se esforçando o absurdo de sua capacidade física e mental.

Após um longo treinamento rigoroso, ele finalmente assim ganhando a posse do titã blindado. Ao comunicar seu pai que passou no exame, seu pai o tratou com desprezo e medo. Imagine uma criança passando por tamanho treinamento intenso, apenas para ganhar a aprovação de seu pai.

Chegamos a um dos pontos, pois, imagine para uma criança exigir tanto de seu corpo e mente para conseguir apenas a aprovação de seu pai. Ao finalmente chegar perto de seu sonho, descobre que é algo impossível de acontecer.

A jornada

Então logo após conseguir o poder do titã blindado, ele e seus amigos viajam para ilha de Paradis. Com o objetivo de recuperar o titã primordial e por um fim a raça dos Eldianos. Mas durante o percurso, ele é surpreendido por um titã adormecido, assustado e sem reação, pronto para ser devorado, seu amigo Marcel surge para impedir o ato, mas acaba sendo devorado no lugar de Reiner.

Com tamanhos fatos apresentados, Reiner adquiriu dupla personalidade, absorvendo tudo de seu amigo Marcel, seu jeito exemplar de ser um soldado.

No quadro acima você pode observar o momento que Reiner fala:

— Reiner está morto.

— Se você diz que precisamos de Marcel… Então eu vou me tornar ele.

Transtorno de personalidade

Na obra conforme alguns momentos, observamos que Reiner tem alguns átomos de lucidez, que ele ainda é aquela criança querendo a aprovação de seu pai. Mas em diversos outros ele é um guerreiro dedicado a concluir sua missão, e ira fazer o que for preciso.

Mas assim que Reiner volta para Marley, a personalidade de Marcel não se encontra mais em sua mente. E o fazendo o verdadeiro Reiner entrar em depressão profundo e adquirir estresse pós-traumático.

Reiner adquire delírios e sonhos sobre a missão, e até mesmo de seus falecidos amigos. Na imagem abaixo podemos ver Reiner andando com algumas crianças ‘Eldianas’, que estão em teste para herdar o poder dos titãs. Mas, Reiner vê a imagem de seus antigos e falecidos amigos.

Então logo em seguida podemos ter a certeza que Reiner, vive estresse pós-traumático, devido suas alucinações e vivendo no passado e presente ao mesmo tempo.

E infelizmente sua missão além de causar todo esse dano mental. Ele vive com constantes pesadelos e a dor é tão cruciante, que há tentativas de suicídio.

Reiner tem culpa?

Vamos aos fatos, se imagine no lugar dele. Você sendo uma criança nascida em um território totalmente hostil, sendo tratado feito animal, então você tem uma única oportunidade de mudar tudo isso.

De dar um futuro melhor a sua mãe e ganhar a aprovação de seu pai. Mas depois de todo esforço, seu pai o rejeita. Durante a missão que dedicou sua vida, perdeu seus amigos, sendo que Annie e Bertholdt, iriam abordar a missão, mas Reiner insistiu.

Obviamente ele se culpa devido o fracasso e tamanha perca. Ele foi julgando que iam encontrar demônios e apenas encontraram pessoas, matou milhares de pessoas inocentes e se culpa pela perda de seus amigos.

Reiner Braun, é um dos personagens mais humanos de todas às obras já feita de tal gênero. Ele apresenta sérios sintomas de depressão e uma série de fatores prejudiciais a sua sanidade mental.

Apenas tenho que parabenizar Hajime Isayama, pois, além de ter criado uma obra totalmente original, com cenas alucinantes e batalhas fenomenais. Ainda conseguiu impor vida aos seus personagens não são apenas organismos que batalham e sofrem percas avassaladoras, e no dia seguinte está tudo normal.

Os personagens dessa obra carregam suas cicatrizes, ninguém é imortal e todos são humanos. Com sentimentos e carregando suas cicatrizes até o fim de suas vidas.

Patrocinado