DED

Situações que fazem jogadores se desanimar em Dungeons and Dragons

Assim como Mestres se irritam com algumas situações que os jogadores provocam na mesa de RPG, por outro lado, algumas situações conseguem fazer jogadores se desanimar. Recentemente criamos uma pequena lista com algumas situações que provocam qualquer mestre.

Talvez se interesse também: Situações que irritam Mestres de Dungeons and Dragons

Contudo, não podemos ver apenas o lado dos mestres de Dungeons and Dragons. Então listarei algumas ações que conseguem fazer os jogadores se desanimar, as situações listadas abaixo, são com base na minha própria experiencia e dos demais jogadores do Grupo Consciência Nerd.

5 – Personagem jogável do Mestre

Em algum momento o seu mestre já deve ter apresentado algum NPC que foi uma espécie de personagem jogável do Mestre. Este é um NPC que, por qualquer motivo, está se aventurando ao lado dos jogadores. Não há nada de errado nisso, os aliados da party devem ir e vir como seus inimigos. Mas se o NPC do Mestre é muito mais poderoso que os jogadores e acaba fazendo todo o trabalho por eles, ou salvando suas vidas mais de uma vez, os jogadores não podem deixar de se sentir inúteis.

Decerto você vai querer conhecer, as criaturas que podem matar personagens instantaneamente.

Lembre-se, de modo geral, os jogadores são os heróis e o mestre das masmorras é o vilão. Orgulhe-se da sua vilania e deixe as donzelas em perigo para os seus jogadores salvarem. Os NPCs do Mestre devem ser colocados para apenas ajudar os jogadores quando não existirem possibilidades.

4 – Vilão invencível

Esse é um problema que todo Mestre teve em sua aventura. Quando você está criando um vilão para o seu mundo, dependendo dos ideais da criatura, você pode se apegar a ela de uma maneira muito fácil. Essa é sem dúvidas uma das situações que fazem jogadores se desanimar, cuidado com isso.

Talvez você diga que não se apegou ao seu vilão, mas em alguma batalha os jogadores o vencerão e você dirá que de alguma forma ele sobreviveu. Ou talvez um combate quase impossível, lembre-se que você é o mestre e não o jogador, acima de tudo, os combates devem ser nivelados. O trabalho do jogador é derrotar os bandidos. Não impeça que seus personagens cumpram seus deveres, especialmente quando esse cumprimento foi merecido.

3 – Rejeição da criatividade dos Jogadores

Dungeons and Dragons é um RPG de mesa que exige criatividade e trabalho em equipe de seus jogadores. Se em algum momento você barrou uma ação sem ao menos deixar o seu jogador rolar algum dado, você falhou miseravelmente, afinal de contas isso é Dungeons and Dragons, um lugar onde o dado pode decidir quase tudo.

Descubra quais são os melhores danos de Dungeons and Dragons

Se em algum momento um Bárbaro quiser utilizar um cajado arcano, não fale que ele não pode. Simplesmente imponha um desafio, isso fara o jogador mais confiante em suas ações, deixe que os dados decidam, coloque dificuldade nos testes que parecem quase impossíveis.

2 – Falta de flexibilidade

Diversas ações e combates são quase que totalmente planejados antes de cada sessão, de certa forma o Mestre sempre sabe o que está por vir. Se você planejou uma ação e os jogadores tomaram outra, deixe que isso aconteça, nem sempre tudo sairá como você planejou. Os momentos mais memoráveis ​​à mesa são inevitavelmente os que você nunca planejou.

Sempre tenha um plano A, B, C e até mesmo o D, esteja pronto para o improviso, a falta de flexibilidade pode deixar os jogadores se sentindo amarrados, presos como em um videogame.

1 – Favoritismo de Jogadores

Decerto o favoritismo em mesa é o fator que mais desanima os jogadores em Dungeons and Dragons, sentir-se um personagem secundário dentro de um RPG não é nada bom. Mesmo que você como um mestre tenha mais amizade com um jogador do que o outro, nunca faça isso.

Muitos mestres alegam que o principal motivo do “favoritismo” é que alguns jogadores se interagem e se interessam pelo seu mundo mais que os outros. Se isso estiver ocorrendo, procure saber o porquê da falta de interesse dos demais, talvez um feedback depois de duas sessões possam te ajudar a entender a visão de cada jogador. Com isso certamente você vai conseguir agradar a todos.

Sempre peça o feedback dos jogadores em Dungeons and Dragons

Enfim, caro jogador, embora tenha poucos itens na lista, esperamos que vocês compartilhem conosco as suas experiências, até dicas do que mestres não devem fazer. Deixe nos comentários a sua opinião.

Clinton

Sou amante da sétima arte e tudo aquilo que ela proporciona, um leitor de hqs e mangas, um jogador de RPG de mesa e um viciado em Skyrim, sou o responsável por toda a parte sistêmica deste site e nas horas vagas sou um mago implacável em D&D

Recent Posts

Jonathan Majors chama Kang de Supervilão dos Supervilões

Então, será que Kang é o Supervilão dos Supervilões? Em breve vamos conhecer o conquistador…

1 ano ago

Uma sequência do filme Todo Poderoso teria dado a Bruce os poderes de Satanás

Quase existiu uma sequência do filme Todo Poderoso, onde Bruce teria os poderes de Satanás.…

1 ano ago

Série live-action de Dungeons and Dragons recebe novas atualizações

A Série live-action de Dungeons, ganhou novas atualizações. É uma ótima década para ser um…

1 ano ago

Entenda o motivo da saída de Henry Cavill da série The Witcher

Aposto que você deve ter ficado curioso pelo motivo da saída de Henry Cavill da…

2 anos ago

Adão Negro obtém pontuação do público o dobro dos críticos

Adão Negro finalmente obtém pontuação do público no Rotten Tomatoes. Então, parece que a crítica…

2 anos ago

Quem é o mago que aparece em Aneis de Poder?

Quem é o mago da série Anéis de Poder? Certamente a série Anéis de Poder…

2 anos ago