4 – Tenha um rascunho, mas não acrescente muitos detalhes
Ao criar uma campanha, você está criando uma história interativa. Todas as histórias têm um começo, alguns eventos importantes no meio e um fim. Então, trace os dois pontos que você tem mais controle sobre o começo e o fim. O começo é muito importante, mas o fim é quase mais importante. O fim é o objetivo que todos estão trabalhando.
Leia também: Diretores de Dungeons and Dragons quebram silencio no Twitter.
Decerto você deve tomar alguns cuidados, não faça um filme onde o roteiro deve ser seguido a qualquer custo, isso vai tirar a liberdade dos jogadores. Deixem que eles conduzam, coloque objetivos, mas lembre se, eles são os protagonistas.
3 – Tenha anotações sobre tudo
A primeira vista seus jogadores vão possuir diversas dúvidas sobre tudo. Faça anotações sobre os reinos, vilas importantes, políticas locais. Tenha mini bgs para alguns npcs como os reis, generais e taverneiros.
Acredite os jogadores vão possuir diversas dúvidas sobre tudo. Afinal de contas está é a primeira vez deles, neste mundo.
2 – Conceda aos seus jogadores todas as informações possíveis
Depois de se sentar à mesa para começar a jogar, é uma boa ideia ter uma sessão zero. A sessão zero é o tempo reservado para esclarecer qualquer confusão e responder a perguntas. Frequentemente, a sessão zero é quando os personagens são criados juntos, para que a festa funcione bem.
Esclareça aos jogadores tudo que for possível, os reinos, o panteão de deuses, os conflitos internos e externos. Isso vai ajudar os players a manter a imersão, pois algumas dúvidas no meio da partida podem estragar algumas maravilhas do rpg.
1 – Seja flexível e prático
Um dos maiores desafios de todo esse empreendimento é tentar encontrar um equilíbrio entre orientar seus jogadores e o enredo com liberdade suficiente para fazer escolhas e se divertir e forçá-los a seguir um curso fixo sem desvios.
Enfim, tente descobrir o que os jogadores estão achando da aventura, esteja preparado para alterar sua história na metade da aventura. Os jogadores podem seguir um rumo completamente diferente, tente fazer fluxogramas para que o objetivo final se entrelace com o objetivo central da história.
Então, os mestres mais experientes devem saber que isso não é tudo que um novo mestre deve saber. As dificuldades irão aparecer conforme a aventura avança. Contudo, estas dez dicas vão te ajudar a conduzir sua aventura. Deixe nos comentários suas dicas para os novos mestres.