Patrocinado
Abdução

ABDUÇÃO: 10 filmes – bons – sobre abdução alienígena

E aí, nerd consciente? Já abduzido ou não, essa lista é para você! Dez filmes de qualidade cujo tema envolve abdução alienígena. Não sendo este um top, mas uma lista sem ordem de melhor ou pior, um apanhado quanto ao suposto fenômeno do contato imediato de quarto grau no cinema.

Patrocinado

Nossa lista reúne filmes cujas abduções resultem em consequências complexas, opressivas e até mortais. Com isso, filmes como Contatos Imediatos de Terceiro Grau não constarão, ou mesmo O Voo do Navegador, cuja narrativa é de ar mais despretensioso, friendly family. Abaixo estão os filmes pragmáticos e aterrorizantes de abduções. Confira!

Os Escolhidos (Dark Skies; 2013)

Abdução

Patrocinado

Sinopse: Uma família comum, com seus problemas do cotidiano e particularidades de núcleo familiar passa a lidar com estranhos acontecimentos envolvendo sua casa, supostas invasões e comportamentos estranhos entre si. Acompanhamos o drama e conflito entre eles crescer junto de uma suspeita insólita. A de que estão sendo visitados por seres que não são daqui, e que os mesmos possuem um objetivo sinistro para com essa família.

Dica: Um suspense de ares pragmáticos, narrativa que prende, sombrio e interessante. Aponta a inerência dos seres humanos aos propósitos dos visitantes exteriores e como sinais sutis, que sempre houveram, só foram ligados aos acontecimentos gritantes do presente quando muito provavelmente já era tarde demais. Como os seres humanos visitados tem problemas com seus semelhantes, socialmente falando, devido a mais tênue ação do que não se pode explicar a princípio. Os Escolhidos trata enfaticamente dos alienígenas intitulados “greys” e do caráter de sua abdução.

 

Intruders (1992)

Sinopse: Um filme de aspecto documental e voltado para a TV, onde um homem da área da saúde atendendo pacientes passa a notar um padrão. Com isso, acha diversas outras pessoas cujo padrão de relatos sob hipnose regressiva se repete e leva à uma indubitável verdade para este que passou a pesquisar. Um filme adaptado do livro Intruders: The Incredible Visitations at Copley Woods.

Dica: Uma produção televisiva e de 1992 que não deveria ser julgada por seus efeitos, o que seria uma tremenda injustiça. Sua cadência e eventos são o que justificam todo o material, pois são interessantes de se acompanhar. Além de se basearem em dezenas e dezenas de entrevistas conduzidas por Budd Hopkins à pessoas, tratando de suas abduções e outros contatos como conta em seu livro.

 

A Vastidão da Noite (The Vast of Night; 2019)

Abdução

Sinopse: Dois jovens, um radialista universitário e uma telefonista aspirante à repórter passam a entrevistar supostas pessoas que tiveram contato com OVNIs ou atividade ligada aos mesmos. De militares que participaram de operações secretas de coleta de estranhas tecnologias até moradores locais aos quais parentes desapareceram. Nesta noite em que a trama se desenrola, novos fenômenos estão ocorrendo no céu noturno.

Dica: Uma produção de ares independentes e de orçamento enxuto. Contudo, surpreende dada a competência, seja por como os protagonistas levam a trama, seja pela caracterização datada e pelo uso da câmera. Singelo em muitos aspectos, mas verdadeiramente competente no que se propõe a contar como história envolvendo abdução.

 

Estranhas Criaturas (Incident in Lake Country; 1998)

Sinopse: Emulando uma gravação caseira durante um jantar familiar, temos aqui o “registro” de uma família cuja noite é atrapalhada pelas atividades estranhas que ocorrem nos arredores da propriedade. Uma sensação cada vez maior de cerco se fechando passa a se abater conforme contatos são feitos com as ditas estranhas criaturas de tecnologia e recursos desconhecidos e sinistros que parecem ter ambições voltadas para o desafortunado grupo familiar da trama.

Dica: Um found footage eficiente! Estranhos Visitantes dispensa filmagens incongruentes, expositivas ou excessivamente tremidas como a maioria do sub gênero  aclamado desde A Bruxa de Blair costuma fazer. Aqui, o drama, desencontros e ações tomadas são todas críveis e a carência visual da ameaça que se firma rapidamente como um perigo de abdução, é facilmente contornada com os elementos caóticos e desesperadores envolvendo tudo o que é registrado pela câmera.

 

O Mistério de Block Island (The Block Island Sound; 2020)

Abdução

Sinopse: Em uma ilha na costa leste dos Estados Unidos, uma terrível mortandade de peixes e aves passa a ocorrer. Em paralelo um homem começa a notar comportamentos estranhos em seu pai que denotam alguma doença mental degenerativa. Todavia, com sua irmã mais velha a caminho para investigar o ocorrido à fauna, novos desdobramentos se dão, apontando para algo muito mais radical ocorrendo em Block Island.

Dica: Um longa conciso e enxuto, com uma aparente e interessante virada de protagonistas próximo do terceiro ato. Até o mesmo se quer imaginamos qual seja o fenômeno que assola da ilhazinha Block, contudo, quando o mesmo se revela uma única vez, fica claro. Abdução. Imprevisível e um tanto diferente, o que é bom. O filme tem seu ponto mais alto no epílogo, quando friamente somos chocados com a perspectiva e moral da história. Irrefutável e uma grata surpresa, ainda que fatídica.

 

Fogo no Céu (Fire in the Sky; 1993)

Sinopse: Um integrante de um grupo de amigos desaparece na floresta. Os rapazes passam a ser pressionados pela comunidade local, acusados de serem os responsáveis pelo desaparecimento de seu igual. Todavia, estes foram testemunhas de uma abdução. Quando o desaparecido retorna, novas consequências e lembranças sinistras são desbloqueadas.

Dica: O provável título mais aclamado e famoso quanto ao subgênero de abdução alienígena. Um filme biográfico (The Walton Experience; 1978) e que trata de um suposto acontecimento nos EUA envolvendo o sequestro de um jovem lenhador por parte de alienígenas e o impacto que isso teve em sua vida posterior ao evento. Um filme cult, que se leva a sério e entrega um material digno para isso. Crível dentro do que pré-estabelece. Suas cenas envolvendo extraterrestres são memoráveis e algumas das mais aterradoras do cinema.

 

Estranhos Visitantes (The Communion; 1989)

Sinopse: Um escritor e sua família sofrem uma ocorrência misteriosa em sua casa nas montanhas, envolvendo luzes estranhas, perda de memória e comportamentos nada usuais por parte do chefe da família após isso. Lidando com essa sensação, distúrbios e com suspeitas de algo que não deveria ser, quanto ao ocorrido na casa, o protagonista procura ajuda especializada. A partir de sessões com uma psicóloga, na companhia da esposa, todo o evento vai sendo destrinchado segundo a força de vontade destes que o sofreram. Revelando assim o contato com extraterrestres para com toda a família.

Dica: Um título bem conhecido para os amantes do subgênero de abdução alienígena, mas pouquíssimo conhecido fora desta esfera. O que é uma pena, sendo um filme muito interessante e com perspectivas totalmente distintas da maioria. Assim como seu desfecho, que traz um sentimento ímpar de conformismo, o que arrepia por si só, ainda que possa, de uma estranha maneira, gerar certa paz. Aceitar o inevitável e procurar seguir a vida apesar dos traumas é uma temática recorrente no subgênero, vista aqui de maneira mais pé no chão. Destaque para um raro papel de Christopher Walken como protagonista.

 

Contatos Imediatos de Quarto Grau (The Fourth Kind; 2009)

Sinopse: Uma psicóloga investiga um estranho caso em uma cidadezinha onde muitos pacientes relatam noites mal dormidas e incômodas atribuídas à uma coruja que os observa de fora da janela de seus quartos. Indo mais a fundo, descobre-se que os atormentados são na verdade pessoas que tiveram contatos diretos com vida inteligente extraterrestre. Envolvida, a doutora passa a ser aprazível à ótica peculiar destas “corujas”.

Dica: Com um marketing incrível na época de seu lançamento, esse longa se vendeu como um filme documental e angariou um olhar crível de muita gente. Toda via, Contatos Imediatos de Quarto Grau é um documentário falso que emula esse tipo de formato, esse tipo de registro. Temos aqui um bom filme sobre a influência extraterrestre sob desafortunados seres humanos e os estragos que muitos fenômenos, dentre eles o de abdução, causaram às suas vidas. Tudo isso através da doutora interpretada por Milla Jovovich.

 

Predadores (Predators; 2010)

Sinopse: Indivíduos de diferentes nacionalidades, arquétipos e índoles acordam em uma selva estranha. Reunidos após breves conflitos, percebem que estão todos em um mesmo barco. Quando a verdade de fato é alcançada, fica claro para estes seletos assassinos da Terra, entre soldados e criminosos, que estão em outro planeta. Um planeta usado como reserva de caça, como safari, por um raça alienígena de caçadores tecnológicos e tribais.

Dica: Fugindo do gênero suspense e terror, predominante nesta lista, o terceiro filme da franquia solo do Predador é o mais destoante aqui. Isso se deve ao fato de ser um filme de ação com elementos de ficção científica e slasher. Diferente dos AVPs (franquia de Alien Versus Predador) e do último filme solo (O Predador; 2018) temos aqui o último bom filme com predadores. Se levando a sério e se mantendo fiel e conectado enquanto franquia, conseguindo fechar assim uma suposta trilogia do formidável alienígena caçador e colecionar de crânios. Grandes nomes como Adrien Brody, Alice Braga, Mahershala Ali, Dany Trejo, Watton Goggins e Laurence Fishburne se encontram neste longa violento.

 

Luzes de Phoenix (Forgotten Phoenix; 2017)

Sinopse: Moça cujo irmão mais velho desapareceu há anos inicia um documentário sobre o mesmo. Junto de outros dois jovens, amigos seus, seu irmão sumiu seguindo, ou tentando seguir, pistas sobre o famoso avistamento das Luzes de Phoenix, fenômeno ocorrido de forma verídica nos EUA. Quando a documentarista encontra um nova evidência que revela as últimas horas de gravação de seu irmão junto dos amigos, se depara com o que de fato ocorreu, o porquê de seu irmão nunca ter sido encontrado e sobre o que de fato foram as luzes estranhas e simétricas no céu quando ela era apenas uma garotinha.

Dica: Um jovem desaparecido e uma busca por respostas. Uma premissa perfeita para um filme de abdução. Found footage muito competente e de perspectiva dupla, entrecortando com o documentário feito pela irmã do desaparecido e com as últimas filmagens do mesmo, revelando assim o fato sinistro. Este filme aborda o “real” acontecimento das Luzes de Phoenix vistas por três estados diferentes em uma certa noite no céu estadunidense. O evento foi em boa parte desacreditado pelas autoridades apesar da pressão popular para o menor pronunciamento que fosse. Os eventos tratados nesse interessante e tenso longa, são fictícios, é claro, usando o fato como plano de fundo. Usando-o, diga-se de passagem, de forma muito bem executada.

 

Confira outras listas de filmes:

Filmes de vampiros

Filmes de animais assassinos

Filmes de bruxas

Patrocinado