Patrocinado
Jenny of Oldstones

Jenny of Oldstones a musica cantada no 2 episodio da oitava temporada de Game of Thrones

A temporada final de Game of Thrones está em pleno andamento, com os dois primeiros episódios da série estabelecendo a batalha mais importante em todo o continente de Westeros. Todos os nossos heróis favoritos convergiram em Winterfell para uma posição contra o Rei da Noite, que finalmente chegou com o Exército dos Mortos.

Patrocinado

Mas o final do episódio contou com um momento sombrio entre um grupo de personagens, enquanto Podrick Payne os diverte cantando uma música que tem um significado importante no folclore de “Uma Canção de Gelo e Fogo”, a adaptação da fonte de George RR Martin. A música, “Jenny of Oldstones”, pode pressagiar maus presságios para os personagens sobreviventes em Game of Thrones.

Nos livros, é muitas vezes referida como “Jenny’s Song”, fazendo referência à esposa do príncipe Duncan TargaryenDuncan é um personagem fascinante no folclore, já que estava na fila para pegar o Trono de Ferro de seu pai, o Rei Aegon Targaryen. Mas como Jenny era uma plebéia, Duncan foi forçado a escolher entre o amor e a coroa; ele escolheu o primeiro, e seu irmão mais novo, Jaehaerys, assumiu o trono.

Jenny se tornou um membro da corte ao se casar com Duncan e se tornou um acessório popular. Mas a história toma um rumo trágico quando Aegon, obcecado em trazer os dragões extintos de volta a Westeros, aparentemente mata a maioria de sua família em Summerhall. Considerado o “lar de verão” para a realeza de Targaryen, os relatos históricos no cânon não têm exatamente certeza de como tudo aconteceu, mas teorizam que um experimento com incêndios deu errado e toda a fortaleza pegou fogo.

Patrocinado

Aegon, Duncan e Jenny supostamente pereceram neste incêndio e Aerys Targaryen, o homem que viria a ser conhecido como O Rei Louco, tomou o Trono de Ferro.

Em relação aos livros, as teorias de fãs sugerem que o Príncipe Rhaegar escreveu a música. Enquanto ele era um guerreiro habilidoso, Rhaegar também era proficiente em outras áreas; ele era um fã da história, um poeta criativo e um talentoso cantor. Diziam que ele viajava perto das ruínas de Summerhall, onde acampava sob as estrelas e escrevia canções. O próprio Rhaegar nasceu no mesmo dia em que Summerhall foi destruído, então há uma forte conexão lá.

Para tornar a conexão ainda mais forte, Jenny costumava trazer uma bruxa da floresta para cortejá-la de vez em quando. Em uma dessas ocasiões, a bruxa previu que o Príncipe Prometido viria da linha dos dois filhos de Jaehaerys, Aerys e Rhaella, que são os pais de Daenerys, Rhaegar e Viserys.

O príncipe que foi prometido é o salvador profetizado de Westeros, e o próprio Rhaegar pensou que ele seria esse príncipe – daí sua dedicação a muitas habilidades diferentes, porque ele queria ser surpreendente em tudo e corresponder a essa expectativa.

Mas tudo isso poderia levar a uma grande revelação para o destino de Daenerys ou Jon Snow. Daenerys também é um falecido de Aerys e Rhaella, e irmã de Rhaegar; e a profecia poderia estar se referindo ao príncipe ou princesa que foi prometido. Enquanto Jon é o legítimo herdeiro do Trono de Ferro como o verdadeiro filho de Rhaegar e Lyanna Stark.

A música pode ser um mau presságio, já que suas letras não são exatamente positivas:

Jenny of Oldstones

No alto dos corredores dos reis que se foram 
Jenny dançava com seus fantasmas. 
Os que ela perdeu e os que ela encontrou 
E aqueles que a amavam mais.

Os que tinham estado fora por tanto tempo 
Ela não conseguia lembrar seus nomes 
Eles a giraram ao redor da pedra fria e úmida 
Afastou toda a sua tristeza e dor

E ela nunca quis ir embora 
Nunca quis ir embora 
Nunca quis ir embora 
Nunca quis ir embora 
Nunca quis ir embora 
Nunca quis ir embora

Dada a reunião de Dany e Jon na cripta de Winterfell no episódio da semana passada, esta música está estranhamente no nariz. E isso pode significar que mais tragédias estão esperando para acontecer ao último dos Targaryens.

Patrocinado